Varias pessoas vieram ao Brasil no séc. 16 em busca de informações, descobertas, experiencias e entre outras coisas. Umas destas pessoas foi um cronista alemão chamado Hans Staden.
Hans Staden fez duas viagens ao Brasil: A primeira viagem, ele veio sobre o poder do rei de Portugal( el-rei de Portugal) e a segunda viagem ele veio sobre o poder do rei da Espanha(El-rei da Espanha), ao todo o tempo das duas viagens em que ele ficou no mar e no Brasil foi de 8 anos e meio. Ele faz um relato minucioso sobre as duas viagens( sobre "as péssimas experiencias que teve")
Viagem ao Brasil - Observações do autor
- Sobre os índios ele fala as suas experiencias que ele teve as péssimas e as boas. Ex.um exemplo com uma tribo dos tupinambás, foi que eles o aprisionaram e fizeram pressão psicológica nele,dizendo para ele que ia comer-lo. No relato dele ele cita algumas tribos de índios, como o que foi falado os Tupinambás, Cariós, Tupiniquins e os Markaya.
- Por ele ser uma pessoa muito religiosa ele em nenhum momento ele abandonar a sua fé,em vários momentos ele pede para que Deus salvo-o ou algum índio(para tentar salva a sua própria pele), em uma parte ele se comparar com jesus cristo( ele em um momento de sofrimento ele fala que jesus sofreu nas "mãos dos judeus").
- Ele fala das experiencias em alto mar, ele mencionar as tempestades que quase naufragaram os navios que ele estava, ele faz uma menção de luzes azuis no mar( em que ele acreditava que era sinal de Deus, para informa-lhes do bom tempo que vinha pela frente. ele chamaram essas luzes de santelmo ou corpus santon).
- Menciona contato com outros europeus(portugueses,franceses,alemães e espanhóis)e alguns africanos e que cada um fez para lhe ajudar ou atrapalhar ( sim, para atrapalhar, pois os franceses não gostava dos portugueses-espanhóis e vice-versa).
- Relata sobre a Fauna, dos peixes que vistos no mar, quando ele estava vindo para o Brasil. ele vê albokores, bonitas e pisce bolador ( ele fala que quando amanhecia o navio dele tinha muitos desses peixes, pois como eles ficavam pulando eles caiam dentro).
Ainda quero ler isso.
ResponderExcluir